TÁLAMO

O tálamo fica localizado no diencéfalo um pouco acima do sulco hipotalâmico compondo o sulco límbico, é composto por duas faces ovaladas pareadas com substancias cinzentas que são organizadas em núcleos .Sua extremidade anterior tem uma eminência, que participam das delimitações do forame interventricular .

O mesmo tem função de compreender sensibilidade, motricidade, ativação do córtex e desempenha um papel de mecanismo de vigília ou estado de alerta.

Funções do Tálamo:

Sensibilidade;

Motricidade;

Comportamento Emocional;

Ativação do Córtex;

Desempenha algum papel no mecanismo de vigília, ou estado de alerta.

 

HIPOTÁLAMO

 

É uma estrutura muito pequena que é responsável por diversas funções de suma importância para a manutenção da homeostasia. Impulsos sensitivos relacionados com as sensações somáticas e viscerais chegam ao hipotálamo, assim como receptores visuais, gustatórios e olfatórios. Dentro dele existe receptores que monitoram constantemente a pressão osmótica, nível de glicose, determinadas concentrações de hormônios e a temperatura do sangue.

O hipotálamo possui ainda algumas funções que não se restringem apenas a uma parte especifica do mesmo, mas nele como um todo, sendo elas:
Controle da DASN;
Produção de Hormônios;
Regulação dos padrões emocionais e comportamentais;
Regulação da ingestão de água e alimentos;
Controle de temperatura corporal;
Regulação dos ritmos circadianos e dos estados de consciência.

 

QUISMA ÓPTICO

O Nervo óptico se origina do quiasma óptico. Passando pela dura e entra no canal óptico. Na órbita ele permanece entre os músculos extrínsecos do olho. É formado por um grosso feixe de fibras nervosas que se localizam na retina, emergem próximo ao polo posterior de cada bulbo ocular, penetrando no crânio pelo canal óptico. Cada nervo óptico se junta com o do lado oposto, formando o quiasma óptico, onde ocorre o cruzamento parcial de suas fibras, as quais permanecem no tracto óptico até o corpo geniculado lateral.

 

CORPO MAMILAR

 

Os núcleos ou corpos mamilares são duas pequenas projeções arredondadas que atuam como estações retransmissoras para a sensação do olfato. Em humanos, o corpo mamilar é ocupado quase completamente por um núcleo mamilar medial e o restante consiste em um núcleo intermédio e um lateral. As células do núcleo lateral são grandes, enquanto a maioria do corpo mamilar é constituída de neurônios pequenos.

 

CORPO PINEAL (EPÍFISE)

 

 

A epífise neural é também conhecida como Glândula Pineal, é uma glândula endócrina pequena tendo a sua estrutura cinza-avermelhada, do tamanho de um grão de ervilha e sua origem são em células neuroectodérmicas possuindo uma superfície revestida por uma capsula pial. Esta localizada na parte superior do terceiro ventrículo do encéfalo, ou seja, na parte central do cérebro humano.

Essa glândula tem função de secretar melatonina, sendo um hormônio responsável pela regulação dos ritmos do corpo humano como o relógio biológico e o nosso sono. Durante a claridade do dia é produzida uma menor quantidade de melatonina do que a noite e no sono. Essa glândula pineal tem maior produção de melatonina em crianças do que nos adultos, por isso as crianças precisam dormir mais.

 

 

 

 

Deixe um comentário